Imagine o seguinte cenário:
João é líder de Maria. Eles estão tendo uma conversa sobre demandas e objetivos da empresa. O papo não é um feedback, porém, é importante. Enquanto João está falando e delegando as tarefas, Maria mexe no celular. Balança a cabeça em afirmativo, pergunta uma coisa ou outra, mas mantém os olhos na tela do aparelho. Nitidamente João divide a atenção de Maria com o celular.
Alguém aí já passou por isso? De não ter certeza se está realmente sendo ouvido? Uma situação em que você precisa dividir a atenção de alguém com o celular? Chato, né?!
É assim que muitas conversas tem seguido; eu usei de exemplo um líder e uma liderada, mas a verdade é que situações como essa também acontecem em casa, nos estudos, em conversas com amigos. E, apesar dessas ocasiões serem tão importantes quanto o trabalho, no ambiente corporativo o desafio é ainda maior, especialmente se você é líder de equipe.
Atualmente, temos dividido a atenção das pessoas com as redes sociais, e convenhamos, é bem mais interessante olhar a vida do seu amigo viajando, um meme, bebês fofinhos fazendo graça ou aquelas montagens que só a IA é capaz de fazer. E é o dia todo assim! Porém, na posição de delegar, inspirar e engajar, ter a atenção de seus liderados é parte fundamental do seu trabalho.
E se você acha que essas distrações são inofensivas, saiba que elas têm um impacto significativo no desempenho das equipes. De acordo com um estudo da Udemy for Business, 70% dos trabalhadores admitem se sentir distraídos durante o horário de trabalho, e 16% afirmam que quase sempre estão desatentos. Pior: a maioria dessas distrações vem do celular.
Mas o que a falta de atenção causa no ambiente corporativo? A resposta é clara: impacta na comunicação interna, que, segundo uma pesquisa da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, é um dos maiores desafios das organizações. Já falei por aqui inúmeras vezes que lideranças que não conseguem se comunicar com eficiência suas demandas, metas e visão, perdem o alinhamento e engajamento da equipe. Além de gerar falhas, queda de confiança e passam a ser líderes que não inspiram.
A conexão com as equipes é um desafio enorme para 2025, visto que o maior “inimigo” da concentração tem sido o celular. Os dados que trouxe para este texto reforçam o impacto das distrações no ambiente corporativo, especialmente na comunicação interna. Então, como reverter isso? Aqui estão algumas práticas que podem ajudar:
- O combinado não sai caro: Estabeleça regras claras para reuniões, e assuma o tom de voz logo no início da conversa. O momento é importante? Então que seja feito em “off”. “Por favor, fiquem sem o celular por 15 minutos para focarmos 100% nisso”.
- Envolva a equipe na conversa: Use perguntas diretas, como: “Você vê prioridade para essa tarefa?” “Quais desafios você enxerga nesse prazo?”
- Tecnologia para ajudar: Invista em plataformas de comunicação que centralizam informações e facilitem o acompanhamento de tarefas, evitando excesso de mensagens dispersas, como: Asana, Trello, Teams, Notion.
- Escuta ativa: eu defendo muito que todo líder precisa entender e praticar a escuta ativa, mas tenho pensado também que as equipes podem desenvolver essa prática. Instigar os colaboradores a fazer pausas para reflexões ou até mesmo resumos rápidos é uma boa forma de reter as informações obtidas.
- Feedback: e se o problema da falta de atenção da sua equipe for a sua própria comunicação, líder? Que tal pedir um feedback da sua equipe para ter certeza que as suas informações estão sendo passadas de forma clara e objetiva? Que tal ouví-lo para garantir que você está usando um bom storytelling, narrativas envolves e abordagens corretas?
No final das contas, tudo se resume a comunicação – eficaz, clara e direta. Com ela, você mantém o foco, mesmo em meio a um feed cheio de distrações. Está pronto para começar a mudança?