Foto de Marcelo de Abreu

Marcelo de Abreu

Empresário, escritor e palestrante. Especialista em gestão de pessoas e liderança.

E aí, gestor! Já planejou a carreira do seu colaborador?

Essa frase, sem explicação, pode soar um pouco prepotente, mas não é nada disso que eu quero dizer.

Eu quero saber; quantas vezes você sentou com o seu liderado e ouviu atentamente os planos dele? Quantas vezes você parou para entender onde ele quer chegar? E a partir dessas respostas, eu refaço a minha pergunta: você já AJUDOU a planejar a carreira do seu colaborador?

Há quem diga que isso não é dever do gestor. Mas eu discordo. Se você quer ter o seu liderado um passo mais perto de você, planeje, sim, a carreira dele(a). 

Você consegue perceber o peso que tem essa ação para a empresa? São os colaboradores o bem mais valioso de qualquer negócio, afinal, são eles que impulsionam o crescimento da corporação e inovam os processos. Investir no desenvolvimento deles e os ajudar a alcançar seus pleno potencial é o maior investimento que você fará por cada um deles.

Mas, afinal, como fazer isso? A primeira dica que eu te dou é: ajude-os a identificar seus objetivos profissionais, desenvolver as habilidades necessárias para alcançá-los e encontrar oportunidades para crescimento e desenvolvimento. Porém, não são só elas. Abaixo separei mais algumas estratégias que irão te ajudar nesse processo. 

  • Fale sobre os objetivos dos seus liderados: escute seus planos e o que querem alcançar em suas carreiras. Saiba o que os motivam. Uma vez que você sabe de todos esses detalhes, pode começar a desenvolver um plano para ajudá-los a chegar lá. 
  • Ajude seus colaboradores a desenvolverem habilidades necessárias: isso inclui treinamentos e oportunidades de desenvolvimento profissional. Quanto mais habilidades eles possuírem, mais valor eles agregarão à sua empresa.
  • Encontre oportunidades para crescimento e desenvolvimento dos seus liderados: estimule sua equipe, apresente novos desafios e permita que eles assumam novos projetos ou responsabilidades. Quando eles têm oportunidades de crescer e se desenvolver, eles são mais propensos a ser felizes e produtivos em seus empregos. 

 

Além disso, é interessante trabalhar o senso de propósito neles. Quando os colaboradores sabem que seu trabalho está fazendo a diferença, eles são mais propensos a se sentirem motivados e comprometidos. Não esqueça de reconhecer o esforço de cada um, isso faz com que eles sintam que seu trabalho é valorizado, consequentemente ficam mais felizes e produtivos em seus empregos. 

Lembre-se, um bom líder treina seus colaboradores para serem profissionais melhores. Você, gestor, também pode (e deve) fazer esse papel. 

 

minicurriculo marcelo de abreu

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Logo Marcelo de Abreu. Palestrante, escritor e empresário, especialista em Gestão de Pessoas e Liderança.
Todos os direitos reservados ©