Foto de Marcelo de Abreu

Marcelo de Abreu

Empresário, escritor e palestrante. Especialista em gestão de pessoas e liderança.

Métodos ágeis, como eles impactam no negócio?

O que você acha mais importante para o sucesso do seu negócio?

Pessoas e interações ou processos e ferramentas?

Software funcionando ou documentação abrangente?

Cliente que colabora e interage ou negociação de contrato?

Mudanças significativas e positivas ou seguir o plano?

Quando faço essas perguntas e te provoco a refletir sobre isso, o meu objetivo é falar sobre metodologias ágeis. Você é do time que segue o plano a risca com medo de voltar uma casinha? Deixa eu te contar uma coisa… volte duas, três, quatro… defina outro objetivo, se for o caso.

As metodologias ágeis são uma forma de acelerar as entregas de um determinado projeto, e por conter entregas fracionadas, é possível corrigir eventuais problemas que surgirem no percurso. Além disso, é possível rever os processos e melhorá-los até a entrega final. Ou seja, você não precisa seguir o plano a risca para que ele dê certo.

Essa é uma estratégia que visa engajar a equipe, prezando sempre pelas informações claras e com foco no objetivo final: o cliente.

Os pilares da metodologia ágil são:

  • Comunicação
  • Praticidade
  • Alinhamento de expectativas e colaborações
  • Adaptabilidade e flexibilidade
  • Melhoria contínua.

Qual a vantagem de usar metodologias ágeis na empresa?

Além de ter um serviço personalizado, velocidade e organização, a entrega dos serviços se torna muito mais qualificada.  Pois permite que o tempo durante a execução do projeto seja otimizado de modo que as entregas para o cliente sejam mais ágeis. Assim, permite que o consumidor tenha mais acesso ao planejamento e transparência na execução, podendo acompanhar/validar o passo a passo de cada etapa concluída. Consequentemente, estreitando a relação cliente e empresa.

Além disso, a metodologia oferece mais autonomia e produtividade aos colaboradores, por conta dos processos de simplificação de alguns sistemas de produção. Sendo assim, o caminho fica livre para que eles possam atuar em cima dos possíveis erros ou da criação de soluções mais completas. O trabalho fica mais fluído e independente.

Para o meu amigo, Jesus Nessy, Especialista em Metodologias Ágeis, o caminho para implantá-las segue sendo:

  • Edificar os objetivos comerciais tendo uma visão clara do que se espera que a metodologia auxilie na equipe e na empresa.
  • Analisar a cultura da organização para que seja uma cultura que não tenha medo de mudanças.
  • Determinar o impacto potencial nos clientes, sabendo como as metodologias irão beneficiá-los e como implantá-las.
  • Compreender os recursos e a estrutura da corporação, bem como os talentos e habilidades dos colaboradores para saber se podemos tentar algo novo.

Jesus ressalta que “a metodologia ágil na empresa traz um novo paradigma para conseguir tempo de entrega mais rápido e sustentável, também aumenta o nível de qualidade e valor dos produtos, projetos e clientes. Com isso, conseguimos ter equipes mais realizadas e clientes satisfeitos!”

Se você leu até aqui, deve estar curioso(a) para saber qual metodologia ágil pode fazer parte do seu negócio. Destaco três delas:

1.Metodologia Lean

Esse é um método enxuto, que busca eliminar desperdícios e foca no essencial. Ele tem objetivo de otimizar processos durante o desenvolvimento de uma empresa, visando reduzir gastos e aumentar resultados.

2. Scrum 

Essa é uma técnica que utiliza de sprints – as quais são os intervalos de tempo para executar cada etapa. Ao final de cada sprint, é realizado uma revisão do projeto antes de ser enviado para validação, e após a confirmação, o time pode seguir para a próxima etapa.

3.Kanban

Essa metodologia consiste em formar checklists com uma ampla visão do trabalho desenvolvido – e é especialmente usada em gerenciamento de projetos. Para a execução é necessário um quadro e a divisão das atividades da seguinte forma: To Do – atividades que devem ser feitas. Doing – trabalhos que já estão sendo realizados. Done – tarefas que já foram entregues.

E aí, o que achou das metodologias ágeis? Você já utiliza de alguma? Compartilha comigo nos comentários. 

minicurriculo marcelo de abreu

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Logo Marcelo de Abreu. Palestrante, escritor e empresário, especialista em Gestão de Pessoas e Liderança.
Todos os direitos reservados ©