Foto de Marcelo de Abreu

Marcelo de Abreu

Empresário, escritor e palestrante. Especialista em gestão de pessoas e liderança.

Qual líder você será hoje?

Falamos muito sobre a importância de montar equipes flexíveis e inovadoras. Mas você é um líder com essas habilidades?

 

Pense comigo: imagine que um projeto importante e urgente chegou até sua mesa e você e a sua equipe possuem pouco tempo para finalizá-lo. Quem solicitou foi um cliente importante.

 

Nessa situação é preciso que alguém tome a frente, oriente de forma clara e “faça acontecer” da forma mais ágil e com a melhor qualidade possível, certo? E quem melhor para fazer isso do que o líder da equipe?

 

Agora pense em outro cenário: um momento onde a empresa precisa de novas ideias e está buscando desenvolver seus talentos. Aqui o líder precisa inspirar, auxiliar no desenvolvimento, mas sem comandar de forma direta. Afinal, a ideia é dar espaço para que seus liderados possam inovar, descobrir possibilidades e crescer.

 

Nesses dois momentos é preciso adotar formas diferentes de liderar, o que me leva a pergunta que lhe fiz no começo: você é um líder flexível e inovador?

 

Existem diversos tipos de liderança, que podem se encaixar conforme a cultura do local, propósito da equipe ou mesmo da situação em que se encontra. Entre as mais comuns temos:

 

O comandante: a liderança autocrática tem caído em desuso, por bons motivos. Atualmente, a ideia de “o superior manda e o liderando obedece” foi comprovada como ineficaz, diminuindo a capacidade de inovar e criar dos colaboradores. No entanto, ela nem sempre é ruim. Em momentos onde é preciso tomar decisões rápidas, com foco em resultados e eficiência operacional, ela se torna essencial.

 

Mas lembre-se! Um comandante não deve ser excessivamente autoritário. Mantenha em mente que seus “soldados” devem ser ouvidos e respeitados.

 

O mentor: a liderança democrática é uma das mais populares e, pessoalmente, uma das minhas favoritas. Nela, o líder incentiva a participação, valoriza a troca de ideias e cria um ambiente propício para a inovação e engajamento.

 

Ao tomar a posição de mentor, permitimos que todos se sintam parte da tomada de decisões, conseguindo criar equipes mais colaborativas e criativas. É um método de liderança poderoso, mas que deve ser adaptado conforme a cultura da sua empresa.

 

O inspirador: na liderança transformacional você não deve apenas liderar. É preciso inspirar, motivar e fomentar transformações! Um líder desse tipo deve possuir uma visão clara do futuro que todos, juntos, devem conquistar e auxiliar no crescimento da equipe, sempre buscando vencer novos desafios. É um método com impactos a longo prazo, mas que deve estar sempre presente.

 

O visionário: liberdade é a palavra de ordem na liderança liberal. Nela, o líder confia plenamente no seu time, lhe dando a autonomia necessária para agirem de forma independente e tomarem decisões. É um modelo benéfico, especialmente nos modelos de trabalho remoto e híbrido, mas que exige uma equipe mais experiente.

 

Durante toda a minha carreira, precisei transitar entre esses e muitos outros tipos de liderança, seja ao considerar a prioridade do momento, a personalidade de membros do meu time ou mesmo a necessidade de lidar com situações negativas ou positivas de forma especial.

 

O que posso dizer sobre essas experiências é: ser um bom líder muitas vezes vai exigir que você seja direto e rigoroso. Mas também pede que seja inspirador e compreensivo. Assumir uma liderança autocrática quando necessário não o torna um líder ruim, mas sim alguém que sabe se adaptar às situações e assumir a postura necessária para o seu time naquele momento.

Seja você o comandante, mentor, inspirador ou visionário, lembre-se que é sua responsabilidade liderar os colaboradores que o acompanham para os desafios. O quanto você se esforça para as próximas aventuras trazerem resultados ainda melhores para todos? Sua liderança faz com que eles queiram defendê-lo nas linhas de frente?

Pense a respeito! E vamos continuar essa conversa aqui nos comentários. Me diga, qual seu tipo de liderança favorito? Como faz para descobrir qual a mais adequada para cada momento? Tem estado preso dentro de uma caixa ou é um líder flexível? Permita-se refletir e, com isso, evoluir ainda mais!

minicurriculo marcelo de abreu

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Logo Marcelo de Abreu. Palestrante, escritor e empresário, especialista em Gestão de Pessoas e Liderança.
Todos os direitos reservados ©