Foto de Marcelo de Abreu

Marcelo de Abreu

Empresário, escritor e palestrante. Especialista em gestão de pessoas e liderança.

Você está terceirizando o seu pensamento crítico para a IA?

Segundo dados do Future of Jobs Report 2023, do Fórum Econômico Mundial, pensamento crítico continua no topo das habilidades mais demandadas dos próximos anos. Criatividade e aprendizado ativo também. Em contrapartida, cresce a discussão sobre “terceirização” de decisões através do “AI whisperer”, que muitos líderes e CEOs têm recorrido.

Mas o alerta está justamente aqui: quando essa terceirização vira dependência, quem é que está decidindo? O líder ou a IA?

  • O que é AI whisperer?

É um profissional que traduz a IA para os líderes. Uma pessoa que domina os prompts, interpreta relatórios e entrega a versão resumida para o CEO ou gestor. Em outras palavras, ele é quem conversa com a inteligência artificial e traduz a tecnologia em decisões empresariais.

  • Qual o risco do AI whisperer?

Se por um lado pesquisas apontam que pensamento crítico, analítico e criatividade estão entre as habilidades mais valorizadas hoje e nos próximos anos, por outro, preocupa ver cada vez mais líderes delegando suas próprias decisões.

Não dá mais para negar: a inteligência artificial já faz parte da nossa rotina diária. Mas existe uma diferença entre usar a IA como ferramenta e perder a capacidade de analisar, questionar e decidir por conta própria.

Muitas empresas buscam associar sua imagem à inovação, mas nem sempre isso vem acompanhado de profundidade estratégica. Esse movimento tem até nome: AIwashing — quando a tecnologia é usada como vitrine, sem realmente transformar processos e decisões. O risco é criar uma cultura de liderança limitada, em que a IA aparece mais como discurso do que como estratégia.

E fica a pergunta:

se terceirizamos as decisões, como poderemos defendê-las no futuro? A quem caberá a responsabilidade quando o erro aparecer?

Liderança é, sim, um caminho solitário. Mas modernizar processos não significa abrir mão de reflexão crítica. Se as pessoas são o centro das decisões, a IA deve ser aliada, nunca substituta.

Tecnologia sem estratégia é desperdício de energia. E pode deixar líderes em uma zona de conforto da qual dificilmente sairão.

E você, o que pensa sobre o AI Whisperer: ferramenta estratégica ou sabotador do pensamento crítico?

minicurriculo marcelo de abreu

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Logo Marcelo de Abreu. Palestrante, escritor e empresário, especialista em Gestão de Pessoas e Liderança.
Todos os direitos reservados ©